sexta-feira, 6 de junho de 2014

Se eu fosse fogo, incendiava o mundo...

 
 
 

 
 
Se eu fosse fogo, incendiava o mundo...

 
Se eu fosse fogo, incendiava o mundo.
Se eu fosse vento, desfazê-lo ia.
E se fosse água, eu inundá-lo-ia.
Se eu fosse Deus, o dava ao demo imundo.

Se eu fosse Papa, ó que prazer jucundo,
a toda Cristandade intrujaria.
Se fosse Imperador... o que eu faria?
Decapitava de um só golpe o mundo.

Fosse Morte, meu pai eu atacava.
Se vida fosse, dele fugiria
e à minha mãe também eu escapava.

Se fosse Cecco, como sou e seria,
as fêmeas boas pra mim tomava,
velhas, feias... ao mais eu deixaria.

 

 
Cecco Angioliere, poeta italiano (1260-1312)

Tradução: Jorge de Sena

Ilustração: pintura de Salvador Dali

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...