terça-feira, 17 de junho de 2014

RAINER MARIA RILKE

 

 

Rainer Maria Rilke (1875-1926) nasceu em Praga, Checoslováquia.


Poeta e escritor expressionista, foi o criador do “objecto poema”, descrevendo com objectos físicos, o ”silêncio da sua realidade latente”.

Nos poemas filosóficos Rilke meditava sobre o tempo e a eternidade, a vida e a morte, a arte contra as coisas comuns. Acreditava na coexistência dos reinos material e espiritual.

Algumas das suas obras: O Livro das Horas; Vida e Canções; Elegias de Duíno; Sonetos a Orfeu; Cartas a um Jovem Poeta e Novos Poemas.



Palavras de Rainer Maria Rilke: Rejeitando as crenças católicas de seus pais, bem como o cristianismo em geral, o poeta se esforçou durante toda a sua vida para conciliar beleza e sofrimento, vida e morte, em uma filosofia. As CM Bowra observed in Rainer Maria Rilke: Aspects of His Mind and Poetry, "Where others have found a unifying principle for themselves in religion or morality or the search for truth, Rilke found his in the search for impressions and the hope these could be turned into poetry...For him Art was what mattered most in life." Como CM Bowra observado em Rainer Maria Rilke: Aspectos de sua mente e Poesia, "Onde outros descobriram um princípio unificador para si na religião ou a moral ou a busca da verdade, Rilke encontrou o seu na busca de impressões ea esperança estes poderiam ser se transformou em poesia ... Para ele arte era o que mais importava na vida. "


“O que é necessário, afinal, é apenas isto: solidão, grande solidão interior. Para andar dentro de si mesmo e encontrar ninguém durante horas - que é o que você deve ser capaz de alcançar.”
 

              Solidão


A solidão é como uma chuva.
Ergue-se do mar ao encontro das noites;
de planícies distantes e remotas
sobe ao céu, que sempre a guarda.
E do céu tomba sobre a cidade.

Cai como chuva nas horas ambíguas,
quando todas as vielas se voltam para a manhã
e quando os corpos, que nada encontraram,
desiludidos e tristes se separam;
e quando aqueles que se odeiam
têm de dormir juntos na mesma cama:

então, a solidão vai com os rios...

 
Rainer Maria Rilke, in "O Livro das Imagens"
Tradução: Maria João Costa Pereira






 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...