terça-feira, 25 de agosto de 2015

CANCIONEIRO POPULAR - O Mar

 
 
 
 
 


 O Mar
 
Atirei ao verde verde
Atirei ao verde mar,
Atirei com meus sentidos
Onde pudera chegar.
 
Atirei e não matei.
Oh mal empregado tiro!
Oh mal empregado tempo
Que eu andei d´amores contigo.
 
O mar pediu a Deus peixes
Os peixes a Deus altura;
Os homens a liberdade,
As mulheres a formosura.
 
O mar pediu a Deus peixes
Para dar aos pescadores;
E eu peço a Deus saúde,
Para logra meus amores.
 
Oh menina tenha assento
Coma as areias do mar;
Que estes rapazes de agora
De nada se vão gabar.
 
Já passei o mar a nado
Nas ondas do teu cabelo…
Agora posso dizer
Que passei o mar sem medo.
 
Oh meu amor não embarques,
Olha o mar que não tem fundo;
Olha o mar é como os homens, 
Que enganam a todo o mundo.
 
O meu amor foi-se, foi-se,
Sem se despedir de mim;
Do mar se lhe façam rosas,
Do navio um jardim,
Das velas uma açucena
Para se lembrar de mim.
 

Teófilo Braga – Cancioneiro Popular
Imagem: pintura de Amadeu Souza Cardoso (Amarante, Portugal, 1887 – Espinho, Portugal, 1918).

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...