sexta-feira, 14 de agosto de 2015

MARIA TERESA HORTA - Minha senhora de mim

 
 
 
 
 
 

Maria Teresa Horta (Lisboa, Portugal, 1937).
Poetisa, escritora e activista feminista é um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. Fez parte do grupo “Poesia 61”.
Publicou, em 1971, com Maria Velho da Costa e Isabel Barreno, Novas Cartas Portuguesas, cujo conteúdo levou as autoras a tribunal e perseguidas pela polícia política.                
A Mãe na Literatura Portuguesa, obra lançada em 1999, é constituída por depoimentos de diversas individualidades, uma antologia de poesia e prosa de vários escritores portugueses, cujo tema central é a Mãe.
Foi a primeira mulher dirigente do movimento cineclubista português.
 
 
Palavras de Maria Teresa Horta:

“Para mim, escrever é voo e sobressalto, incêndio e desmesura.”

 
 
Minha senhora de mim
 
Comigo me desavim
minha senhora
de mim

sem ser dor ou ser cansaço
nem o corpo que disfarço

Comigo me desavim
minha senhora
de mim

nunca dizendo comigo
o amigo nos meus braços

Comigo me desavim
minha senhora
de mim

recusando o que é desfeito
no interior do meu peito


Maria Teresa Horta
Imagem: pintura de Ben Nicholson (Inglaterra, 1894 – 1982).

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...