domingo, 23 de agosto de 2015

O ANTÓNIO MARIA – Semanário Humorístico

 
 
 
 
 
 

O António Maria, semanário ilustrado de humor político, fundado por Rafael Bordalo Pinheiro, em 1879, durou até 1885.

Teve, primeiro, a colaboração de Guilherme de Azevedo, e, mais tarde, a de Ramalho Ortigão.

 
Notícia publicada no dia 7 de Agosto de 1879:

 
Alguns deputados regeneradores têm recebido cartas anónimas ameaçando-os com a morte, se por ventura se apresentarem candidatos nas próximas eleições.

Para satisfazer a curiosidade do leitor podemos apresentar-lhe cópia duma dessas cartas, dirigida ao sr. Pavão, deputado por Mirandela, o qual especialmente parece ter incorrido no desagrado dos nihilistas que ao presente se acham em Lisboa para executar as ordens da terrível associação.

Ei-la:

 
Amigo Pavão:

Por ordem do grande "comité" internacional, fica certo ao receber desta que, se porventura intentas propôr-te por Mirandela, serás condenado a pena última. Tu, Bismark, o imperador da Rússia e o Joaquim José Alves são os quatro em que nós, os vingadores da opressão social, temos os olhos fitos. Escolhe: ou retiras a candidatura ou vais para os anjinhos.

Não penses que podes fugir à justa punição. À noite, quando tomares cerveja no Passeio Público, o punhal vingador estará erguido sobre ti, no café à mesa redonda do teu hotel jantarás na companhia dos nihilistas, e um nihilista irá dormir contigo no mesmo leito.

Os últimos incêndios de Moscovo são um presságio do castigo que te aguarda. Em a sobrecasaca te cheirando a chamusco, é que a tua última hora se aproxima!
Se fores esta noite ao Passeio, dá sinal, desdobrando à janela o Diário de Notícias. Eu lá estarei no botequim, do lado esquerdo; sobrecasaca preta abotoada até acima, e chapéu derrubado sobre a testa.
Sobretudo não avises a polícia, porque, como deves saber, a polícia de Lisboa é a primeira nihilista do mundo.
Escolhe: ou Mirandela ou Morte.

 

O delegado da associação encarregado

           dos assassinatos eleitorais

                  Romanoff Júnior

 

Fonte da notícia: Hemeroteca Municipal de Lisboa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...