sábado, 8 de agosto de 2015

MARGUERITE YOURCENAR - Só se possuem eternamente os Amigos de quem nos separamos

 
 
 
 
 
 
 

Marguerite Yourcenar (Bruxelas, Bélgica, 1903 – Maine, EUA, 1987).
A obra Memórias de Adriano, publicada em 1951, tornou-a conhecida internacionalmente.
Foi a primeira mulher eleita à Academia Francesa (cadeira nº3) em 1980.

 
 Palavras de Marguerite Yourcenar:

“O nosso verdadeiro lugar de nascimento é aquele em que lançamos pela primeira vez um olhar de inteligência sobre nós próprios.”

 
Só se possuem eternamente os Amigos de quem nos separamos

 
O amor de alguém é um presente tão inesperado e tão pouco merecido que devemos espantar-nos que não no-lo retirem mais cedo. Não estou inquieto por aqueles que ainda não conheces, ao encontro de quem vais e que porventura te esperam: aquele que eles vão conhecer será diferente daquele que eu julguei conhecer e creio amar.
Não se possui ninguém (mesmo os que pecam não o conseguem) e, sendo a arte a única forma de posse verdadeira, o que importa é recriar um ser e não prendê-lo.
Gherardo, não te enganes sobre as minhas lágrimas: vale mais que os que amamos partam quando ainda conseguimos chorá-los. Se ficasses, talvez a tua presença, ao sobrepor-se-lhe, enfraquecesse a imagem que me importa conservar dela.
Tal como as tuas vestes não são mais que o invólucro do teu corpo, assim tu também não és mais para mim do que o invólucro de um outro que extraí de ti e que te vai sobreviver.
Gherardo, tu és agora mais belo que tu mesmo.
Só se possuem eternamente os amigos de quem nos separamos.

 
Marguerite Yourcenar, in "Sistina"
Imagem: pintura de John Randall Bratby(Inglaterra, 1928 -1992)

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...