quinta-feira, 27 de agosto de 2015

WALT WHITMAN - Nenhum animal é insatisfeito

 
 
 
 
 

Walt Whitman (Nova Iorque, EUA, 1819 – Nova Jérsia, 1892).

É um dos mais importantes poetas do século XX da América.

 

Palavras de Walt Whitman:

“Quanto a mim, o melhor governo é o que deixa as pessoas mais tempo em paz.”

 

 Nenhum animal é insatisfeito

 

Eu penso que poderia retornar e viver com animais, tão plácidos e autocontidos; eu paro e ponho-me a observá- los longamente.

Eles não se exaurem e gemem sobre a sua condição; eles não se deitam despertos no escuro e choram pelos seus pecados; eles não me deixam nauseado discutindo o seu dever perante Deus.

Nenhum deles é insatisfeito, nenhum enlouquecido pela mania de possuir coisas; nenhum se ajoelha para o outro, nem para os que viveram há milhares de anos; nenhum deles é respeitável ou infeliz em todo o mundo.

 

 
Walt Whitman, in "Song of Myself"

Imagem: pintura de Colin Rose (Inglaterra, 1945).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...