quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ÁGUEDA SENA – Bailarina e coreógrafa





Águeda Sena (Lisboa, Portugal,1927).
Possivelmente nenhuma coreógrafa portuguesa do século XX terá sido tão criativa como Águeda Sena. Esteve na génese de vários grupos privados, com o seu marido Fernando Lima, com ele dançou e coreografou para o Teatro de Revista e fez várias séries de programas de bailado no início da televisão em Portugal.
Manteve um forte vínculo com o Ballet Gulbenkian, companhia a que esteve ligada durante quase duas décadas, e também com o Teatro Experimental de Cascais. A sua vida foi um turbilhão de paixões.
Privou de perto com figuras ilustres das artes e das letras nacionais e internacionais que frequentavam a casa de seu pai, o pedagogo Faria de Vasconcellos. Conheceu Pablo Picasso, Edite Piaf, Ninette de Valois, Pablo Neruda, Frederick Ashton, Jean-Louis Barrault e Jean Villar, entre outros.
Viveu em França e em Inglaterra, numa altura de grandes dificuldades económicas e pessoais.
Foi a criadora mais dançada na primeira fase do Ballet Gulbenkian e sem sombra de dúvida, a coreógrafa portuguesa mais produtiva e admirada da sua época, num meio, então, marcadamente masculino.
Até meados da década de 70 o seu trabalho foi, temporada após temporada, apreciado tanto no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), como em digressões do Ballet Gulbenkian no país e no estrangeiro.
A sua peça de maior fôlego foi o grandioso evento multidisciplinar intitulado “Namban Matsuri” apresentado na Expo’70 de Osaka, no Japão.
Conquistou vários prémios da Imprensa e das Câmaras de Cascais e de Oeiras e a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, em 2005.


Palavras de Águeda Sena:
“Tenho a certeza de que 99% dos académicos e professores de História da Dança no nosso país nem imaginam que muito antes de Pina Bausch ter feito dança-teatro na Alemanha já eu fazia um estilo semelhante e que é possível observar em dezenas de programas gravados nos anos 60 pela RTP. Em Abril de 63 iniciei na televisão portuguesa uma forma inédita de dança, com a rubrica ‘Poesia e Movimento’, em que se deu relevância aos poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, bem como de alguns poetas ‘malditos’ em tempo de ditadura, conjugando dança, música e declamação."



Fonte: Revista da Dança




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...