domingo, 28 de fevereiro de 2016

OCIDENTE – Revista Literária






Foi fundada em Maio de 1938, na cidade de Lisboa, sob a direção de Manuel Múrias, tendo como proprietário, redactor-gerente e editor Álvaro Pinto.
Em 1942 a Direcção foi assumida por Álvaro Pinto e, assim, se manteve até à sua morte, em 1956. Foi posteriormente dirigida por António Henriques de Azevedo Pinto, Maria Amélia de Azevedo Pinto e Maria Teresa de Azevedo Araújo Pinto.
A revista Ocidente desde a sua criação manteve a particularidade de sair pontualmente ao dia um de cada mês, periodicidade esta que se manteve até Julho de 1973 e, de 1974 a 1999, foram publicados anualmente números especiais com o propósito de manter o título.
Foi uma revista que deu a conhecer inéditos de autores consagrados e que organizou dossiers de relevo que incluíam sempre notáveis iconografias.
Cada número era composto por diversas secções, tais como: Ensaios, Crónicas, Bibliografias, Notas e Comentários. 

O seu programa era essencialmente cultural e pretendia enaltecer os valores nacionais, esclarecer problemas literários, históricos e artísticos. De entre os colaboradores literários destacam-se as figuras de Fernanda de Castro, Júlio Brandão, Jaime Cortesão, Adolfo Casais Monteiro, José Régio, Jacinto do prado Coelho, Julião Quintinha, Manuel da Fonseca, Miranda de Andrade, entre outros.
No que diz respeito à colaboração plástica contou com reproduções de Abel Manta, Abel Salazar, Alfredo Keil, Almada Negreiros, António Lino, Carlos Botelho, Teixeira Lopes, Vespeira, entre outros.


Fonte: HML – Hemeroteca Municipal de Lisboa


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...