quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CHARLES DICKENS – O criador de personagens






Charles Dickens (Inglaterra, 1812 – 1870).

Um dos maiores escritores da língua inglesa, Dickens publicou obras como: David Copperfield, Cântico de Natal, Grandes Esperanças, As Aventuras de Pickwick e Oliver Twist.

Na sua escrita combinam-se o humor, a vivacidade, o sentimento e o pathos, na criação de retratos detalhados da vida na época vitoriana, bem como do sofrimento e das injustiças, que Dickens se esforçou por denunciar.

Criou mais de 900 personagens, algumas inesequecíveis como Mr. Pickwick, o avarento Ebenezer Scrooge, a Srta.Havisham e os heróis infantis Oliver Twist e David Copperfield, que lutaram para vencer a pobreza.
                                                                                              
Dickens tinha um grande dom para dar vida às personagens dos seus romances. Poucas eram directamente inspiradas em pessoas reais (embora o próprio romancista tenha sido o modelo para David Copperfield), mas os leitores sempre reagiram como se considerassem que estavam a ler sobre pessoas de carne e osso.

A terrível situação da Pequena Nell na Loja de Antiguidades provocou uma tal emoção no público que Dickens foi inundado com cartas para pedindo-lhe que a deixasse viver, e ele mesmo admitiu que a história lhe partia o coração.




Palavras de Charles Dickens:
“O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.”



Imagem: Parque temático “Dickens World”. O público pode experimentar a sensação de encontrar alguns dos seus personagens literários favoritos e viver o mundo de fantasia criado pelo autor. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...