quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ALEXIS CARREL – Génio da Medicina






Alexis Carrel (Lyon, França, 1873 – Paris, França, 1944).

Cirurgião e fisiologista, bacharel em Letras e em Ciências e doutor em Medicina pela Universidade de Lyon, onde iniciou os trabalhos de cirurgia experimental que prosseguiu em Chicago e no Instituto Rockfeller para Investigação Médica (EUA).
Na I Guerra Mundial serviu no Exército francês como major- médico, onde tratou as feridas com o conhecido soluto anti-séptico Carrel-Dakin.
Terminada a guerra continuou os estudos sobre técnicas de cultura de tecidos in vitro, conseguindo manter vivos órgãos de animais com “sangue artificial”, método que prestou imensos serviços à biologia e à patologia.
Em 1912 foi-lhe concedido o “Prémio Nobel de Medicina” pelas suas numerosas e importantes investigações sobre a sutura dos vasos sanguíneos e transplantação de órgãos.
São numerosos os seus escritos biológicos e cirúrgicos.
A sua obra O Homem, Esse Desconhecido, alcançou um retumbante êxito entre o grande público.




Fonte: Grandes Génios da Medicina (excerto)


******

Palavras de Alexis Carrel:
Todos os grandes homens são dotados de intuição: um verdadeiro chefe não necessita de testes psicológicos nem de informações para escolher os seus colaboradores.”



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...