segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

EDUARDO ABRANCHES DE SOVERAL – Pensador, Filósofo e Humanista







Eduardo Abranches de Soveral (Mangualde, Portugal, 1927 – Vila Real, Portugal, 2003).
Filósofo e professor catedrático da Universidade do Porto, de que foi presidente do Conselho Cientifico, viveu a sua infância e juventude na cidade de Viseu.
Iniciou a sua vida universitária na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorou-se na Universidade do Porto em 1966.
Foi um dos fundadores, em Coimbra, da revista “Cidade Nova”, onde publicou as suas primeiras reflexões filosóficas.
No Brasil, foi professor nas Universidades de Petrópolis, Gama Filho e Estadual do Rio de Janeiro.
Criou na Universidade Gama Filho o primeiro curso de doutoramento em Filosofia. Na Universidade Católica de Petrópolis fundou o Centro de Estudos de Filosofia.
De regresso a Portugal em 1985, fundou o Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, e dirigiu o “Gabinete de Pensamento Português”.
Foi membro da “Academia de Ciências de Lisboa” e da “Academia Brasileira de Filosofia”, membro do “Instituto de Filosofia Brasileiro” e membro fundador do “Instituto de Filosofia Luso-Brasileiro.
Algumas das suas obras: Modernidade e Contemporaneidade, Pascal, Filósofo Cristão, O Pensamento de António Sérgio, Ensaios Filosóficos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...