sábado, 27 de fevereiro de 2016

MACHADO DE CASTRO – Escultor







Machado de Castro (Coimbra, Portugal. 1731 – Lisboa, Portugal, 1822).

Foi um dos maiores escultores portugueses.

Em 1745, frequentou em Lisboa, a oficina de Nicolau Pinto e depois a de José de Almeida, que D. João V mandara a Roma. Foi com este escultor que definiu a sua personalidade artística e técnica.

Em 1756 foi para Mafra, onde Alexandre Giusti, trazido a Lisboa por aquele mesmo soberano, dirigia as obras reais do mosteiro joanino, como escultor do rei D. José. Ingressava assim na “Escola de Mafra”, de estatuária sumptuosa e rica.

Em 1770, chamado a Lisboa, participa nos trabalhos preliminares da estátua de D. José: foi encarregado da parte escultórica do monumento, que o ocupou durante quatro anos. Em 1775, foi solenemente inaugurada pelo rei.

Outro aspecto riquíssimo e impressionante de Machado de Castro e da “Escola de Lisboa” está nos presépios de barro policromado, em que competiram todas as melhores oficinas de Lisboa, com predomínio das do escultor e do seu maior émulo, que foi António Ferreira. 

A repercussão da arte barrista do presépio foi ampla em Portugal inteiro. 

Em Lisboa são da maior grandeza e imponência os presépios saídos da oficina de Machado de Castro, patentes na Sé Patriarcal e na Basílica da Estrela.

Foi professor na Ordem de Cristo.




Fonte: Enciclopédia de Cultura

Imagem: retrato de Machado de Castro. 
Encontra-se instalado no antigo Paço Episcopal de Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro, um dos mais importantes museus de Belas Artes e Arqueologia de Portugal.




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...