sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

STUART CARVALHAIS – Caricaturista e pintor







Stuart Carvalhais (Vila Real, Portugal, 1887 – Lisboa, Portugal, 1961).
Foi no Alentejo que realizou os seus primeiros estudos, tendo sido aluno do Liceu de Évora. Por volta de 1900 foi para Lisboa, onde frequentou o Real Instituto (1901-1903) e cerca de 1905, trabalhou no estúdio de Jorge Colaço. Este era director da publicação  “O Século - Suplemento Humorístico”, na qual, em 1906, Stuart se estreou como caricaturista.
Começou a também a trabalhar como repórter fotográfico e ilustrador, sendo também em 1906 que fez a sua primeira incursão na banda desenhada, com "As Aventuras de Dois Meninos no Bosque". Em 1909 trabalhou no Salão Foz, um pequeno teatro que existia perto do Palácio Foz, onde foi palhaço e fazia caricaturas dos espectadores.
Dois anos depois, em 1911, tornou-se director do periódico “A Sátira” e, nos anos seguintes participou nos primeiros Salões dos Humoristas (1912 e 1913). Em 1913, esteve em Paris, cidade onde colaborou no Gil Blas e encontrou Amadeu de Sousa Cardoso, Almada Negreiros, Santa Rita e José Pacheco, entre outros artistas portugueses, que lá estavam nesse tempo.
Regressado a Portugal, devido à Primeira Guerra Mundial, tornou-se director de “ABC a Rir”. Foi em 1915, “n'O Século Cómico”, que surgiram as "histórias aos quadradinhos" de Quim e Manecas.
Em 1920 voltou a participar no Salão dos Humoristas, e em 1922, iniciou uma colaboração com a editora discográfica Valentim de Carvalho fazendo capas de discos.
Em 1925 e 1926, começou a trabalhar para o “Diário de Notícias” e o “Sempre Fixe”, consolidando ao longo dos anos seguintes uma carreira artística consagrada sobretudo à caricatura e à ilustração, mas também à pintura.


Fonte: A Arte em Portugal
Imagem: caricatura de Stuart Carvalhais


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...