segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ANTÓNIA GERTRUDES PUSICH - Primeira mulher a assinar o cabeçalho de um jornal português





ANTÓNIA GERTRUDES PUSICH
(São Nicolau, Cabo Verde, 1805 - Lisboa, 1883)

Escritora, jornalista, música e feminista

Deixou uma obra vasta e exerceu grande influência entre os cultores do primeiro romantismo português.

Fundou jornais e revistas (é a primeira mulher que em Portugal funda e dirige um jornal, “Jornal da Instrução”, de que é também redactora) e foi precursora das ideias feministas. 

Entre 1849 e 1851 dirigiu também “A Assembleia Literária”, onde, além de outros nomes, nomeadamente de mulheres, colabora o folhetinista Júlio César Machado. 
Cultivou em prosa e verso a moda da literatura gótica, sendo a sua obra mais conhecida Olinda ou a Abadia de Cumnor Place, publicada em livro em 1848, um romance em verso tipicamente gótico, confessadamente influenciado por Kenilworth de Scott.

Cultivou o género em numerosas composições poéticas dispersas pelos jornais literários da época (o romance Dois Mistérios apareceu em folhetim em 1854 e 1855 no jornal “A Beneficência”) e também em dramas (O Regedor da Paróquia, Constança ou o Amor Maternal,), a que Lisboa não regateou aplausos.


in “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”


***

Palavras 
de 
Antónia Gertrudes Pusich

Enquanto em nossa terra as mulheres não tiverem a precisa instrução literária, ensinam a coser, marcar, bordar, música, etc. Porém a ler, escrever, contar, etc., não. E ainda menos outros estudos.”


1 comentário:

  1. vamos parabenizar a coragem e o entusiasmo que esta mulher teve..tambem só podemos mudar o mundo com mulheres e homens bem instruidos é claro para o bem fazer..

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...