quinta-feira, 20 de abril de 2017

A ELOQUÊNCIA DO SILÊNCIO




A ELOQUÊNCIA DO SILÊNCIO

Um pai desejava a melhor formação mística para os seus filhos. Por esta razão, enviou-os a um reputado mestre de metafísica para que os treinasse espiritualmente. Passado um ano, os filhos regressaram ao lar paterno. O pai perguntou a um dos filhos sobre o Absoluto e o filho falou demoradamente sobre o tema, fazendo todo o tipo de ilustradas referências às Escrituras, textos filosóficos e ensinamentos metafísicos. Depois, o pai perguntou sobre o Absoluto ao outro filho, e este limitou-se a guardar silêncio. Então, o pai, referindo a este último, disse:

- Filho, tu é que sabes realmente o que é o Absoluto.


Não há poder como o do silêncio. Buda declarava: «Quando não tiveres nada de importante para dizer, guarda um nobre silêncio», ou ainda: «Se não podes melhorar o que foi dito, observa o silêncio.» As palavras não são as coisas nem os factos, e muito menos as experiências. A palavra é um signo convencional, um artifício que muitas vezes engana, limita e falsifica. Como assinalava Lao-Tsé: «Aquele que sabe, não fala.» Querer dizer em palavras o que está para além do conhecimento conceptual é impossível e absurdo. O silêncio é mais revelador do que todas as palavras do mundo, e uma das maneiras mais fecundas de meditação é a do silêncio, ou meditação de esvaziamento, para que brilhe a luz do Ser.


in “Os melhores contos espirituais do Oriente” – RAMIRO CALLE - escritor e professor de yoga (Madrid, Espanha, 1943).


Imagem: pintura de NICHOLAS ROERICH (São Petersburgo, Império Russo, 1874 – Índia, 1947).


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...