quarta-feira, 19 de abril de 2017

WANGARI MAATHAI - Bióloga e ecologista



WANGARI MAATHAI
(Quénia, 1940 - 2011)

Bióloga e ecologista

Foi a primeira mulher doutorada de África central e oriental.
Desde a década de 1970 compaginou a sua actividade profissional científica com a sua preocupação pelas extremas condições de pobreza em que viviam milhares de mulheres quenianas.

Presidiu ao Conselho Nacional das Mulheres do Quénia.

Sob o lema "não podemos ficar sentadas a ver como morrem os nossos filhos de fome", promoveu a criação do “Movimento Cinturão Verde”, um programa que iniciou suas actividades em 1976 e cujo objectivo se centrava na plantação de árvores como recurso para a melhoria das condições de vida da população. O programa foi destinado e protagonizado fundamentalmente por mulheres. 

Actualmente é considerado um dos projectos com mais sucesso no desenvolvimento comunitário e protecção do meio-ambiente. Desde que entrou em funcionamento, as mulheres pobres de África plantaram mais de 30 milhões de árvores neste continente.

Em Outubro de 2004, Wangari Maathai foi a primeira mulher africana galardoada com o Prémio Nobel da Paz. A decisão da Academia sueca significou o reconhecimento da grande carreira que esta mulher manteve durante décadas em defesa do desenvolvimento sustentado, da democracia, do respeito pelos direitos humanos e da paz, tanto no seu  país como em todo o continente africano.




in “Biografías e Vidas” 




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...