domingo, 16 de abril de 2017

FRANCISCO DOS SANTOS - “Chico Maluco”




FRANCISCO DOS SANTOS - “Chico Maluco
(Lisboa, Portugal, 1902 – 1944)

Cantador, poeta e compositor

Francisco dos Santos, cantador e poeta popular, que pela sua extravagância e variações de humor ficou conhecido no meio fadista por Chico Maluco. Exerceu a profissão de escriturário.

Foi um dos cantadores mais brilhantes no género jocoso. Profissionalizou-se em 1927, tendo recebido inúmeros convites para actuar na Cervejaria Boémia, na Rosa Branca, Luso e Ginásio, no Solar da Alegria, no Ferro de Engomar, etc.

Era um brilhante intérprete e um compositor de mérito, que construía o seu próprio reportório, escrevendo também letras para outros fadistas. 

Com música de Fernando de Freitas, deve-se a Francisco dos Santos a primeira letra escrita para Amália Rodrigues, Ronda dos Bairros, em 1940, quando a artista firmou o seu primeiro contrato com o Solar da Alegria.



in “Histórias do Fado” - Maria Guinot, Ruben de Carvalho, José Manuel Osório.

 ***

RONDA DOS BAIRROS

Sentindo-me fadista e reforçando a amarra
prende no meu peito a sensibilidade
sobraçando contente uma velha guitarra
de noite percorri os bairros da cidade

Em todos eu cantei uma trova de amor
por Alfama e Madragoa, Alcântara e por Belém
subi ao Bairro Alto, o bairro sonhador
aonde o fado vibra eternamente bem

Em todos eu cantei uma trova de amor
unida a convulsão da minha nostalgia
e às quatro da manhã, eu reparei que estava
junto de uma capela ali na Mouraria

Senhora da Saúde, a santinha benquista
parece que escutava, a trova que eu cantei
senti-me mais mulher, senti-me mais fadista
na velha Mouraria, aonde o fado é lei.



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...