segunda-feira, 17 de abril de 2017

LEWIS HINE - Fotógrafo




LEWIS HINE
(Estados Unidos da América, 1874 – 1940)

Fotógrafo e sociólogo pioneiro da fotografia documental

Sociólogo por formação, o americano Lewis Wickes Hine encontrou na fotografia uma forma de fazer a diferença diante dos piores problemas sociais dos Estados Unidos do início do século XX. Se na época suas imagens ajudaram a criar diversas leis trabalhistas, foi apenas após sua morte que foi reconhecido, também, como um grande fotógrafo.

Já como professor na Escola de Cultura Ética de Nova Iorque,  Hine comprou sua primeira câmera, utilizando as fotografias como uma ferramenta pedagógica. A partir de 1905, adoptou a prática como um meio de denunciar a miséria dos imigrantes europeus, expondo à opinião pública suas péssimas condições de trabalho. Na época, grande parte da mão-de-obra industrial norte-americana era composta por crianças. Seus registos ajudaram na criação e na aprovação da primeira lei nacional de trabalho infantil.

Em 1908, foi chamado para integrar o recém-criado “Comitê Nacional do Trabalho Infantil”, deixando de leccionar para tornar-se detective. Em um ano, viajou pelo interior do país e cobriu quase 20 mil quilómetros, em condições precárias de acomodação e higiene e sem grandes recompensas monetárias. 

Por ser ocasionalmente impedido de fazer seu trabalho pelos donos das fábricas, escondia a câmara e disfarçava-se de inspector de incêndio, fingindo entrevistar as crianças enquanto clicava. Não utilizava artifícios e valorizava os ângulos frontais, já que tinha como principal objectivo capturar a expressão em seus rostos. Para isso, estava sempre no mesmo nível de seus objectos, normalmente centralizados com precisão. 

Este período de trabalho está publicado nos livros Child Labour in the Carolinas (1909) e Day Laborers Before Their Time (1909).
Antes disso, publicou Charities and the Commons (1908), que retratava a mão-de-obra abusiva utilizada nas construções de prédios.
Com dificuldade para ganhar dinheiro como fotógrafo, perdeu sua casa em Janeiro de 1940 e morreu extremamente pobre 11 meses depois.



in “ESPM”- Centro de Fotografia


***

Palavras 
de 
Lewis Hine

"Há trabalhos que beneficiam crianças e há trabalhos que trazem benefícios apenas aos empregadores. O objectivo de empregar crianças não é treiná-las, mas tirar altos lucros de seu trabalho."



Grupo de crianças trabalhadoras 









Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...