quarta-feira, 5 de abril de 2017

NUNO ÁLVARES PEREIRA





NUNO ÁLVARES PEREIRA
(Cernache do Bonjardim, Portugal, 1360 – Lisboa, 1431)

Santo Condestável

Tendo só treze anos entrou para a corte do Rei D. Fernando de Portugal e é nomeado escudeiro da Rainha D. Leonor Teles. Posteriormente foi feito cavaleiro com uma armadura emprestada por D. João, o Mestre de Avis. Aos dezasseis anos seu padre o obriga a efectuar o casamento com uma jovem viúva chamada D. Leonor de Alvim.

Logo de uma reunião de conselho na Corte, D. João nomeou a Nuno Álvares Conde de Ourém e Condestável do Reino, isto é, Comandante Supremo do Exército, cargo criado por D. Fernando que, pela sua vez é reconhecido como Rei de Portugal.

A reacção do Rei de Castela foi a invasão de Portugal pela Beira Alta, mas o rápido controlo da situação por parte de Nuno Álvares Pereira não permitiu o avanço das tropas castelhanas em território português.

A resolução do conflito se deu durante a Batalha de Aljubarrota em 1385 onde as tropas lusitanas obtiveram a vitória sobre a armada castelhana o que levou à consolidação da independência portuguesa.
Pelos serviços emprestados à Corte Portuguesa, D. Nunes Álvares Pereira é nomeado Conde de Arraiolos e Barcelos. Contudo, não descuidou as fronteiras com Castela para prever possíveis novos ataques.

A figura de Nuno Álvares Pereira tem sido objecto de diversas homenagens ao longo da história portuguesa. Uma delas é seu nome em múltiplas referências que fez Camões em Os Lusíadas em sentido literal ou alegórico.


in “História de Portugal” (excertos)




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...