sexta-feira, 28 de abril de 2017

HENRY MURGER - A Balada do Desesperado



HENRY MURGER
(Paris, França, 1822 - 1861)

Romancista e poeta


         A BALADA DO DESESPERADO

- Quem bate à porta a tais horas?
- Abre, sou eu. — Quem tu és?
Não se entra na minha casa
Tão tarde assim, bem o vês.

- Abre. — Teu nome? — Há geada,
Abre. — Teu nome? — És tardio!
- Qual é teu nome? — Ai, na cova
Um morto não tem mais frio.

Eu caminhei todo o dia
Do sul ao setentrião,
Ao pé da tua lareira
Quero sentar-me. — Inda não!

Diz teu nome... — Eu sou a glória
E aspiro à posteridade...
- Passa fantasma irrisório...
- Ó dá-me hospitalidade!

Eu sou o amor e a esperança
As duas porções de Deus...
- Segue a estrada... A minha amante
Há muito me disse adeus!

- Eu sou a arte e a poesia,
Proscreveram-me... Abre! — Não!
Já não canto minha amante,
Nem sei que nome lhe dão!...

- Abre, que eu sou a riqueza,
E trago do ouro o fulgor,
Posso dar-te a tua amante...
- Podes dar-me o seu amor?

- Sou o poder, tenho a púrpura.
Abre a porta! — Anelo vão!
Podes trazer-me a existência
Daqueles que já não são?!

- Se tu não abres teus lares
Senão a quem diz seu nome
Sou a Morte! Trago alívio
Pra cada dor que consome!

Podes ver, trago na cinta
Ruidosas chaves fatais...
Abrigarei teu sepulcro
Do insulto dos animais.

- Entra, estrangeira funérea...
Perdoa a mendicidade,
Porque é no lar da miséria
Que tens hospitalidade.

Entra; cansei-me da vida
Que nada tem que me dar...
Há muito eu tinha desejos
(Não força) de me matar!

Entra no lar, bebe e come,
Dorme, e quando despertares,
Para pagar tua conta
Hás-de levar-me aos teus lares.

Eu te esperava, eu te sigo...
Vamos... arrasta-me... assim...
Mas deixa o meu cão na terra
Pra eu ter quem chore por mim!



in “Les nuits d´hiver, "Petits poèmes"

Tradução: Castro Alves



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...