sábado, 29 de abril de 2017

BASÍLICA SANTA SOFIA – Turquia




BASÍLICA SANTA SOFIA 
 Istambul - Turquia

Os métodos romanos de trabalho organizado e de engenharia, juntamente com a assimilação de tradições indígenas, foram celebrados no volume e na magnificência de Santa Sofia (532-37 d. C.), a igreja mais importante do Império Bizantino. 

Este edifício monumental tem uma vasta nave central com sessenta e oito metros e sessenta por trinta e dois metros e sessenta, coroada por uma cúpula de nervuras de tijolo e pedra. A estrutura em cúpula, forrada com mármores e bilhetes mosaicos, possui uma notável qualidade de iluminação natural. 

No exterior, o edifício ostenta um complexo arranjo de pilares e cúpulas suportadas por monumentais paredes e esteios sem adornos. As torres de minarete foram acrescentadas aquando da sua transformação em mesquita em 1453. Apesar de se ter escondido e desfigurado grande parte da sua decoração original, esta espantosa estrutura ainda hoje nos dá uma excelente ideia do etéreo mistério e poder do mundo bizantino.



in “Arquitectura” – Neil Stevenson

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...