domingo, 23 de abril de 2017

JOHN ASBURY - Cadeiras de aluguer




JOHN ASBURY
(Nova Iorque, 1927)

Poeta

Publicou mais de vinte livros de poemas e ganhou quase todos os principais prémios americanos para a poesia.
É considerado o expoente máximo da escola poética nova-iorquina.

Palavras 
de 
John Ashbery
“Eu não tenho ideia do que fala a minha poesia"


CADEIRAS DE ALUGUER

Sabia-se muito pouco sobre qualquer coisa
antigamente. Era como o que é um vocalize
para uma sonata, as crianças à luz da ribalta
e água correndo sobre pedras
como se tivesse pressa para chegar a algum lugar.
É possível fazer piada sobre isso agora
que o período probatório já passou.
Não admitir estar no papel errado.

As velhas igrejas da América foram vistas como uma nova
filosofia de rivalidade:
jogando, sem, no entanto, serem parte do jogo.
Assim muitas coisas resistem, e ninguém
fica muito ansioso com elas: manchas
como moedas numa árvore que quem diabos
poderia ter previsto em sua época, afinal?
Fique aí só. Me chame de batatas
e sabão. Me chame de sabão e batatas.

A noiva do meu marido desejava que não fosse assim.
Aí vai.


Tradução: Adriano Scandolara

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...