terça-feira, 4 de abril de 2017

AFONSO RIBEIRO - Escritor




AFONSO RIBEIRO 
(Moimenta da Beira, Portugal, 1911 – 1993).

Escritor

Um dos precursores do denominado Neo-realismo, entendendo a literatura como “instrumento de actuação social” e denunciando sempre a miséria dos trabalhadores e do povo, Afonso Ribeiro teve obra vigorosa, colaborando, também, em várias publicações de matriz neo-realista, como “Altitude”, “Sol Nascente”, “O Diabo” ou a revista “Vértice”.

O seu livro de novelas Ilusão na Morte, de 1938, é considerado precursor na área. João Pedro de Andrade, no "Sol Nascente", considera-a uma “obra de arte”.

Professor primário em zonas rurais, o contacto com as desigualdades sociais e com as carências das classes desfavorecidas inspira uma prosa atenta à verosimilhança da fala das personagens, aos seus problemas e escravidões. 

As suas obras denunciam a miséria moral de proprietários e trabalhadores, proclamando a necessidade de olhar para o mundo rural com diferentes olhos.

Emigrou, nos anos 50, para Moçambique, mantendo todas as ligações com os escritores neo-realistas, cujos trabalhos divulgou em publicações locais, como "Itinerário" (1955).

Outras obras do autor: O Pão da Vida, O Caminho da Agonia, Da Vida dos Homens, África Colonial, Os Comedores de Fome.



in “Almanaque Republicano”




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...