sábado, 29 de setembro de 2018

MARGUERITE DURAS - Ontem à Noite



MARGUERITE DURAS
(Vietname, Ásia, 1914 - Paris, França, 1996)
Romancista, poetisa, dramaturga

***
Com perfil literário duro e denso, Duras ficou imortalizada pela sua maneira de abordar a condição humana, tendo escrito sobre vida e morte, sobre relações sexuais e outros tabus para sua época, sempre com um estilo de angústia e desespero que marcou sua literatura. Foi uma das escritoras francesas de maior impacto na literatura contemporânea.

Escreveu o roteiro do clássico Hiroshima Meu Amor (1959), do premiado cineasta francês Alain Resnais, um dos destaques do movimento nouvelle vague.
Em 1984 publicou O Amante, considerada a obra mais importante da autora.

in ”Panorama Cultural” (excertos)

***

Ontem à Noite

Ontem à noite, depois da sua partida definitiva, fui para
aquela sala do rés-do-chão que dá para o parque, fui para
ali onde fico sempre no mês de Junho, esse mês que inaugura o Inverno.
Tinha varrido a casa, tinha limpo tudo como se fosse antes do meu funeral.
Estava tudo depurado de vida, isento, vazio de sinais, e depois disse para comigo:
vou começar a escrever para me curar da mentira de um amor que acaba.
Tinha lavado as minhas coisas, quatro coisas, estava tudo limpo, o meu corpo,
o meu cabelo, a minha roupa, e também aquilo que encerrava o todo, o corpo e a roupa, estes quartos, esta casa, este parque.
E depois comecei a escrever...


Imagem: Cironneau / AP Images

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...