terça-feira, 11 de setembro de 2018

TEIXEIRA DE PASCOAES - Tristeza



TEIXEIRA DE PASCOAES 
(Amarante, Portugal, 1877 - 1952)
Poeta, escritor

***
Estreou-se com a colectânea de versos Embriões, 1895. Em 1910, com Leonardo Coimbra e Jaime Cortesão, entre outros, fundou a revista Águia que lançou o movimento cultural da Renascença Portuguesa. Foi o mentor do saudosismo, por ele erguido a traço definidor da alma nacional. Pelo vulcanismo intermitente do seu lirismo cósmico e pela profundidade das suas intuições angustiantes, servidas por uma inesgotável imaginação, é um dos vultos mais significativos de toda a literatura portuguesa.


in “Portugal Século XX”
***

Tristeza

O sol do Outono, as folhas a cair,
A minha voz baixinho soluçando,
Os meus olhos, em lágrimas, beijando
A mística paisagem a sorrir…

Assim a minha vida transitando
Vai, à tona da terra… E fico a ouvir
Silêncios do outro mundo e o ressurgir
De mortos que me foram sepultando…

E fico mudo, estático, parado
E quase sem sentidos, mergulhado
Na minha viva e funda intimidade…

A mais longínqua estrela em mim actua…
Inunda-me de mágoa a luz da lua,
E sou eu mesmo o corpo da saudade.



1 comentário:

  1. De grande beleza este soneto de Teixeira de Pascoaes. Os três últimos versos são lindíssimos.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...