segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CARMEN DOLORES – O silêncio



CARMEN DOLORES
(Lisboa, Portugal, 1924)
Actriz, declamadora

***

O silêncio

Desde muito nova, aprendi o silêncio. Ou foi ele que se me impôs? Ou foi ele que se tornou descoberta?

Foram tão importantes os momentos solitários que vivi voluntariamente longe de todos, habitando o silêncio da pequena sala que tornava o meu mundo povoado de sonhos, de figuras imaginadas, algumas saídas dos livros que lia com sofreguidão, personagens que eu pretendia materializar, dando-lhes ao mesmo tempo uma alma. Devia ser já a actriz a imaginar mil vidas para além da sua, insignificante ainda, sem história digna de ser contada.

Mas hoje continuo a precisar desse silêncio quente, para viver os meus sonhos acordados, para sentir os antigos sonhos, sempre mais sonhados que vividos. E a minha alma parece murmurar: deixem-me continuar sonhando, assim tranquila, neste silêncio que nunca me dói… neste silêncio que se me agarrou à pele, como uma alma gémea da minha…




in “Carmen Dolores – No Palco da Memória” (excerto)



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...