quinta-feira, 8 de novembro de 2018

CONTO DE FADAS INDIANO – O Pote Quebrado



O POTE QUEBRADO

Vivia em certo lugar um Brahman, cujo nome era Svabhavakripana, que significa “avarento nato”.

Uma ocasião, pedindo aqui e ali, conseguiu uma boa quantidade de arroz e, depois de ter comido um pouco no jantar, guardou o que restou em um pote, pendurou-o em um gancho na parede e colocou seu divã bem em baixo. Durante toda a noite, enquanto ficava com olhos pregados no pote, pensava: 

- “Ah, esse pote está repleto de arroz. Se viesse uma escassez, certamente eu conseguiria uma boa centena de rupias por ele. Com esse dinheiro eu poderia comprar um casal de cabras. A cada seis meses nasceria mais uma, e logo eu teria um rebanho. Com as cabras eu poderia comprar vacas. Logo estaria com muitos bezerros, e poderia vendê-los. Com o dinheiro eu poderia comprar búfalos. Com os búfalos, compraria éguas. As éguas procriariam, e poderia ter um grande número de cavalos; quando os vendesse, teria muito ouro. Com o ouro eu poderia comprar uma casa com quatro alas. Um Brahman viria visitar-me e me daria a bela filha com um valioso dote. Ela teria um filho, e eu lhe daria o nome de Somasarman. Quando ele estivesse já crescido suficientemente para brincar sobre meus joelhos, poderia sentar com um livro do estábulo, e, enquanto estivesse lendo, o menino me veria, pularia do colo da mãe e viria ao meu encontro para brincar sobre meus joelhos. Ele se aproximaria das patas de um cavalo, e eu, cheio de fúria, gritaria para minha esposa: Pegue o bebé, pegue-o! Mas ela, distraída com as ocupações domésticas, não me ouviria. Eu me levantaria, e lhe daria um pontapé.

Enquanto ele assim pensava, deu um chuto e atingiu o pote. Todo o arroz caiu sobre ele, que ficou completamente branco. Pois então, é como digo, “aquele que vive de fazer planos tolos para o futuro fica totalmente coberto de brancura, como o pai de Somasarman.



in”Contos de Fadas Indianos” – selecção de Joseph Yacobs






Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...