quarta-feira, 24 de abril de 2019

ANAÏS NIN – ‘Diário’


ANAÏS NIN
(França, 1903 - EUA, 1977)
Escritora

***

A bordo de um navio que a levaria aos EUA, uma menina de 11 anos escreve uma carta ao pai. A carta nunca foi enviada mas a menina continuou a escrevê-la e ela tornou-se longa, longa, a menina tornou-se mulher e a carta não parou de crescer.
Foi assim que nasceu O Diário de Anaïs Nin. O Diário consta de cento e cinquenta cadernos redigidos ao longo de mais de 30 anos e nunca poderá ser publicado na íntegra. Dele emanaram no entanto muitos dos romances de Anaïs.


in “Mulheres do Século XX"


***

«A minha vida foi, desde a infância, rodeada por uma atmosfera de música e de livros, e de artistas, sempre construindo, criando, escrevendo, desenhando, inventando peças, desempenhando papéis nelas, escrevendo um diário, vivendo em sonhos criados como dentro de um casulo, sonhos nascidos da leitura constante, crescendo, disciplinando-me na aprendizagem, no estudo, orlando abismos e perigos com uma inocência incrível, o corpo sempre sensível, mas esquivando-se à fealdade. O erotismo de Paris despertou-me, mas permaneci sempre uma romântica.»



in “Diário” - 1988

 





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...