segunda-feira, 22 de abril de 2019

JULES LAFORGUE – O Cigarro


JULES LAFORGUE
(Montevideu, Uruguai, 1860 — Paris, França, 1887)
Poeta, romancista

***

Poeta simbolista, um mestre da ironia lírica e um dos inventores do "verso livre". O impacto de seu trabalho foi sentido por vários poetas americanos do século XX, incluindo T.S.Eliot. Os seus ensaios críticos, embora um pouco negligenciados, também são notáveis.


in “British Encyclopaedia” 

***
O CIGARRO

Sim, este mundo é chato e o outro, uma graça.
Eu vou resignado, sem me fiar na sorte,
E pra matar o tempo, enquanto espero a morte,
Lanço ao nariz dos deuses fitas de fumaça.

Ide, esqueletos do futuro, pobre raça.
Eu, o meandro azul que para o céu serpeia,
Mergulho em êxtase sem fim, cabeça cheia
De ópios febris de alguma estranha taça.

Adentro o paraíso, em sonhos todo imerso,
Nos quais se vão mesclar, em fantásticos ritos,
Elefantes em cio a coros de mosquitos.

E quando acordo, meditando no meu verso,
O coração pleno de júbilo, balanço
Meu polegar cozido - uma coxa de ganso.



Tradução: Augusto de Campos    
 






Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...