terça-feira, 30 de abril de 2019

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - RENÉ CHAR - Pobreza e Privilégio


RENÉ CHAR 
(França, 1907 - 1988)
Poeta
     
      ***

Durante a Guerra, o poeta engaja-se na Resistência, onde foi figura de destaque, adoptando o codinome de Capitão Alexandre. Sua obra então sofre um hiato, pois o autor recusa-se a publicar durante a Ocupação alemã. Publicação que é retomada ao fim do conflito, já então tendo sua obra profundamente marcada pelo mesmo.

***

 POBREZA E PRIVILÉGIO (II)

... Não quero esquecer nunca que me obrigaram a ser - por quanto tempo? - um monstro de justiça e de intolerância, um simplificador emparedado, um personagem ártico que se desinteressa do destino de todos aqueles que não se lhe unem para abater os cães do inferno.

As prisões em massa de israelitas, as sessões de escalpe no comissariado, os raids terroristas dos polícias hitlerianos sobre as aldeias estarrecidas, levantam-me do chão, dão ao cieiro do meu rosto uma bofetada de ferro fundido vermelho. Que inverno! Paciento, quando durmo, num túmulo que os demónios enfeitam com punhais e tumores.

O humor já não me salva. O que me deprime, e a seguir me arranca a mim mesmo, é que no interior da nação a que se cortou a crista por meio de correntes discordantes, seguidas de poderes grotescos e relativamente complacentes - exceptuando a repressão da agitação operária e as cruéis expedições coloniais, adaga que o ódio de classes e a eterna cupidez enterram a espaços nalguma carne previamente excomungada - possam ser tão numerosos os indivíduos pensantes que se entregam com galhardia à esparrela do torcionário e se alistam nas suas legiões.

Nenhuma obra de exterminação dissimulou tão mal os seus objectivos como esta. Não compreendo, e se compreendo, aquilo que descubro é aterrador. Nesta medida o nosso globo não seria, hoje à noite, mais do que a bola de um grito imenso na garganta do infinito esquartejado. É possível e é impossível.

1943



in “Segunda Guerra Mundial Uma - Antologia Poética – Sammis Reachers

 




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...