terça-feira, 9 de setembro de 2014

Mario Vargas Llosa

 
 
 
 
 

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, Peru, no dia 28 de Março de 1936.
Professor universitário, escritor, jornalista e político, é um dos mais proeminentes intelectuais da América Latina e do Mundo.
Algumas das suas obras: Conversas na Catedral, A Guerra do Fim do Mundo, A Cidade e os Cães, Lituma dos Andes, O Paraíso na Outra Esquina, Travessuras da Menina Má.
Em 2010, foi laureado com o “Nobel de Literatura”.
 
 
Palavras de Mario Vargas Llosa:
“No meu caso, a literatura é uma espécie de vingança. É algo que me dá aquilo que a vida real não me pode dar - todas as aventuras, todo o sofrimento. Todas as experiências que eu só posso viver na na imaginação, a literatura completa-as."


   

       Poema para a Exorcista



A minha vida aparece sem condão e
monótona
aos que me vêem

no trabalho árduo da oficina
em manhãs apuradas.
A verdade é muito distinta.
Cada noite eu saio e discuto
contra um espírito malévolo
que, se valendo de
máscaras - cão, grilo,
nuvem, chuva, vagabundo,
ladrão - trata de

se infiltrar na cidade
para estragar a vida humana
semeando
a discórdia.
Apesar dos seus disfarces
sempre a descubro

e a espanto.
Nunca conseguiu enganar-me
nem vencer-me.
Graças a mim, nesta cidade
ainda é possível
a felicidade.
Mas os combates nocturnos
deixam-me exausta e ferida.
E para compensar a minha

guerra contra o inimigo,
peço uns restos
de afecto e de amizade.





Mario Vargas Llosa
Tradução: Pedro Calouste

 
 
 
 












































 
 



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...