segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prémio Camões - 2003

 
 
 
 
 
 
 

Rubem Fonseca nasceu no dia 11 de Maio de 1925, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Foi galardoado com o “Prémio Camões”, em 2003, pelo conjunto da sua obra. Recebeu-o, no Brasil, em Maio do mesmo ano.

Publicou mais de trinta livros, entre os quais: Agosto, O Caso Morel, O Selvagem da Ópera, Amálgama”.

Participou na antologia Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século.

É um prestigiado escritor de roteiros cinematográficos.


Palavras de Rubem Fonseca:
"Leio os jornais para saber o que eles estão comendo, bebendo, e fazendo. Quero viver muito para ter tempo de matar todos eles."


Excerto do conto “Raimundinha"

Só tenho duas filhas, uma de catorze anos chamada Jacqueline e outra de treze de nome Gisele, porque uma das patroas que tive era uma médica que trabalhava na prefeitura e ela me disse que ia fazer ligadura das minhas trompas mas que ninguém podia saber porque era proibido fazer aquele tipo de operação num hospital público, o governo e os padres não deixavam, se soubessem ela perdia o emprego. Então ela fez escondido fingindo que estava tratando uma infecção urinária.

O pai das meninas me deu um pontapé na bunda quando elas ainda eram pequenas, levou tudo com ele, até a televisão, e eu fiquei cuidando delas sozinha. Tive outros homens, mas eles não puderam fazer filhos em mim graças à santa da minha patroa, o nome dela era doutora Raquel.

Depois de algum tempo fiquei sem homem dentro de casa, eram todos pessoas muito ruins, teve até uns que batiam em mim, um deles quebrou esse meu dente da frente com um soco. Então, eu me desiludi de homem e decidi viver sozinha. (…)

Rubem Fonseca, in “Ela e Outras Mulheres”

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...