quarta-feira, 22 de junho de 2016

BRANCA EDMÉE MARQUES – Cientista




Branca Edmée Marques (Lisboa, Portugal, 1899 – 1986)

Licenciou-se em Ciências Físico-químicas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde iniciou a actividade docente em 1925. Na época, foi a única mulher entre professores e funcionários ligados ao ensino e investigação da Química na Universidade. Esta situação dificultou a sua nomeação como Professora Catedrática de Química, que aconteceu apenas em 1966.

Com uma bolsa atribuída pela Junta de Educação Nacional, trabalhou de 1931 a 1935 no Laboratório Curie do Instituto do Rádio em Paris sobre temas de radioactividade.

Nos primeiros três anos trabalhou sob orientação da própria Marie Curie e, no último ano, sob supervisão de André Debierne.

Em 1935 defendeu a sua tese de doutoramento, “Nouvelles recherches sur le fractionnement des sels de baryum radifère”.

Apesar de convidada para prosseguir a carreira de investigação no Instituto do Rádio, Branca Edmée regressou a Lisboa e retomou a sua actividade na Faculdade de Ciências, onde desenvolveu investigação no domínio da radioactividade.

Em 1936, criou o Laboratório de Radioquímica, que originou o Centro de Estudos de Radioquímica da Comissão de Estudos de Energia Nuclear, do qual foi directora até à sua jubilação. Neste Centro formaram-se vários cientistas e técnicos nas áreas da Química Nuclear.




Fonte: Museu da Ciência – Universidade de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...