segunda-feira, 2 de novembro de 2015

ADALGISA NERY - Repouso

 
 
 
 
 
Adalgisa Nery (Rio de Janeiro, Brasil, 1905 – 1980).
Foi poetisa modernista, romancista, jornalista, tradutora e política.
Lançou o seu primeiro livro, Poemas, em 1937.
 
Algumas das suas obras: O Jardim das Carícias, Mulher Ausente, Ar do Deserto, Cantos de Angústia, A Imaginária.
O essencial da sua obra poética está condensado em seis volumes intitulados Mundos Oscilantes.
É uma das mais expressivas poetisas brasileiras da sua época.
 
Palavras de Adalgisa Nery:
“Negar uma recordação é um abuso e uma fraqueza.”
 
    
   Repouso
 
Dá-me tua mão
E eu te levarei aos campos musicados pela canção das colheitas
Cheguemos antes que os pássaros nos disputem os frutos,
Antes que os insetos se alimentem das folhas entreabertas.
Dá-me tua mão
E eu te levarei a gozar a alegria do solo agradecido,
Te darei por leito a terra amiga
E repousarei tua cabeça envelhecida
Na relva silenciosa dos campos.
Nada te perguntarei,
Apenas ouvirás o cantar das águas adolescentes
E as palavras do meu olhar sobre tua face muito amada.
 
 
Adalgisa Nery, in “As Fronteiras da Quarta Dimensão”.
Imagem: pintura de Charles Sims (Reino Unido, 1873 – 1928).
 
 
 
 

 

1 comentário:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...