quarta-feira, 11 de novembro de 2015

REVISTA DE PORTUGAL

 
 
 
 
 
 
Revista de Portugal
 
Fundada por Eça de Queirós, iniciou a sua publicação a 1 de Julho de 1889 e terminou em Dezembro de 1892, num total de quatro volumes.

A Revista de Portugal assumiu-se como uma publicação “acima dos partidos, das escolas, dos currículos, de tudo quanto é limitado e transitório (…)”.

Chegando a ser a expressão mais elevada da intelectualidade portuguesa, foi ainda precursora de muitas outras revistas que surgiram com a mesma filosofia, e que marcaram a cultura portuguesa dos séculos XIX e XX.

Nos seus quatro volumes encontram-se informações importantes para o conhecimento dessa época e da própria história literária de Eça de Queirós.

A Revista de Portugal abrangia diversos géneros, tais como filosofia, inéditos de romance e poesia, crítica literária, artística e dramática, história, sociologia, economia, pedagogia, política, etc.

A principal colaboração literária de Eça de Queirós foi a “Correspondência de Fradique Mendes”, a tradução do romance “As Minas de Salomão”, de Rider Haggard e “Notas do Mês”, com o pseudónimo de João Gomes. Eça tinha também à sua responsabilidade dirigir, organizar cada número e reunir colaboradores.

Contou com a colaboração de intelectuais prestigiados, como Fialho d´Almeida, Luís de Magalhães, Eduardo Prado, Rodrigues de Freitas, Teófilo Braga, Oliveira Martins, Guerra Junqueiro, entres outros.

 
Revista de Portugal, in “Hemeroteca Municipal de Lisboa”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...