segunda-feira, 23 de novembro de 2015

CARTA DE LIEV TOLSTOY A SUA ESPOSA SOFYA TOLSTOY

 
 
 
 
 

Carta de Liev Tolstoy a sua esposa Sofya Tolstoy

 
Cansado da vida repleta de luxo e riqueza, Tolstói decidiu fugir de casa, aos 82 anos, deixando Sofya e seus oito filhos, para viver uma vida simples, feliz, longe de todos. Antes de partir, deixou escrita uma carta para a esposa, Sofya Tolstoy :      
 
Yasnaya Polyana, 28 de outubro de 1910.
 
Minha partida a afligirá. Desculpe, mas espero que me compreendam e confiem em mim. Eu não poderia fazer o contrário. A minha convivência em casa tornou-se insuportável. Junto com tudo o resto, não posso continuar a viver em condições de luxo em torno de mim, e fazer o que eu costumo fazer na minha velhice, farei daqui em diante : ficar longe da vida mundana e viver em paz e em reclusão nos últimos dias de minha existência.
Por favor, se você sabe aonde eu estou, não vá atrás de mim. Minha decisão já está tomada, se eu lhe avisasse, só agravaria a situação.
 

Eu agradeço sua vida honesta de 48 anos ao meu lado e peço-lhe que me perdoe por tudo o que fiz de injusto com você, assim como eu te perdôo de todo o meu coração, porque você poderia estar comigo. Eu aconselho que você se acostume à nova situação em que você está depois da minha partida, e não tenha ressentimentos contra mim.
Se você quiser me dizer alguma coisa, basta dizer a Sasha, ela vai saber onde estou e eu vou encaminhar todas as informações necessárias; dizer onde estou não posso, portanto, ela me prometeu que não iria contar a ninguém.
 
Liev Tolstoy
Guarde as minhas coisas e manuscritos e envie-os para mim, eu já instruí Sasha.
Imagem: fotografia do casal Tolstoy

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...