domingo, 29 de novembro de 2015

CONCEPCIÓN ARENAL – Filantropa e escritora

 
 
 
 
 
 

Concepción Arenal (Galiza, Espanha, 1820 –1893).

Fundou a revista La Voz de la Caridad, na qual colaborou durante 14 anos.
Foi visitadora-geral das Prisões mais de 30 anos.
Apresentou, em 1860, à Academia das Ciências Morais e Políticas de Madrid, a memória que intitulou: A Beneficência, a Filantropia e a Caridade, a qual foi premiada. Deixou muita colaboração no Bulletin de la Société Général des Prisions.

O criminalista Roeder inclui os estudos penitenciários de Arenal entre os melhores de quantos se têm publicado na Europa.

Exercia grande influência sobre os criminosos mais rebeldes, depressa os levando ao arrependimento.

Conta-se que, um dia, foi a uma prisão, na sua missão de visitadora, na qual se encontrava um terrível criminoso. O carcereiro pretendeu dissuadi-la, informando que se tratava de um homem perigosíssimo, do qual ninguém se atrevia a aproximar-se. A senhora Arenal insistiu, porém, em entrar na cela do preso.
Quiseram dar-lhe uma escolta; mas ela não aceitou e entrou sozinha, alegando que não queria irritá-lo com a presença de homens armados, pois o que desejava era consola-lo e salvá-lo. Minutos depois o carcereiro, como ouvisse gemidos vindos do interior da cela, ficou apavorado, e julgando que a visitadora teria sido vítima dos instintos ferinos do preso, correu a chamar gente para irem salvar a pobre senhora.
Entraram todos de roldão na cela e ficaram assombrados com o que viram: o terrível assassino, que agredia toda a gente e que por todos era temido, pelos seus maus instintos, estava de joelhos, junto da senhora Arenal, com o rosto entre as mãos, e soluçando convulsivamente.
Depois da sua morte, levantaram-lhe cinco estátuas.

 

Concepción Arenal

 
Palavras de Concepción Arenal:

“Quanto mais dividimos os obstáculos, mais fácil é vencê-los.”

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...