domingo, 27 de dezembro de 2015

ANTÓNIO PATRÍCIO - Saudade do teu corpo

 
 
 
 
 
 

António Patrício (Porto, Portugal, 1878 – Macau, 1930)

A sua produção literária é composta de poesia, teatro e narrativa.
Foi dos escritores que melhor realizou a síntese do Saudosismo com o Simbolismo.

 
 Palavras de António Patrício:

"O que há de melhor no homem é a inquietação..."

 
    Saudade do teu corpo

 
Tenho saudades do teu corpo: ouviste

correr-te toda a carne e toda a alma

o meu desejo – como um anjo triste

que enlaça nuvens pela noite calma?...

 

Anda a saudade do teu corpo (sentes?...)

Sempre comigo: deita-se ao meu lado,

dizendo e redizendo que não mentes

quando me escreves: «vem, meu todo amado...»

 

É o teu corpo em sombra esta saudade...

Beijo-lhe as mãos, os pés, os seios-sombra:

a luz do seu olhar é escuridade...

 

Fecho os olhos ao sol para estar contigo.

É de noite este corpo que me assombra...

Vês?! A saudade é um escultor antigo!

 

António Patrício

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...