terça-feira, 8 de dezembro de 2015

ANTÓNIO SALVADO - Exilado

 
 
 
 

António Salvado (Castelo Branco, Portugal, 1936).

Além de poeta, crítico, ensaísta, tradutor, director de publicações, tem partilhado a sua vida com o ensino e a museologia.

 
Palavras de António Salvado:
“Para mim, escrever poesia constitui “itinerário”assíduo aberto à minha capacidade criativa”.

 

 

                 Exilado


Exilado   por vezes bato à porta
do meu desterro: uma total mudez
configura   nas frinchas a resposta -
a fechadura    sem rodar    imóvel,
extática a madeira sem ranger.


Torno a bater   e doem já os ossos
da mão direita mas ainda ilesos
até que um som ligeiro se descobre
naquela névoa do silêncio   e corre
obedecendo a súplice desejo.


Entrei  - aberta a porta - um rosto ameno
serenou-me  nas chagas   desalentos.


Depois   finalizada a luz do dia
fez rechinar a porta
e eu saí. 

 
António Salvado, in “A Plana Luz do Dia”

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...