segunda-feira, 21 de março de 2016

GASPAR CORREIA - Historiador






Gaspar Correia- Historiador português do século XVI e autor da obra Lendas da Índia, onde se estudam os primeiros 50 anos da presença de Portugal no Oriente.

Ignoram-se as datas do nascimento e morte: quanto à primeira, os autores colocam-na pouco antes de 1500, visto ter partido, ainda jovem, para a Índia, onde foi secretário de Afonso de Albuquerque; e no que diz respeito à segunda, presume-se que tenha sido mandar assassinar, em 1561, por ordem de D. Estêvão da Gama.

Tendo passado quase toda a existência na Índia portuguesa, teve a vantagem de conhecer os sentimentos e tradições do povo indiano e de contactar com os governantes e nobres portugueses que viveram no Oriente.

Completando as informações colhidas com a leitura de documentos oficiais e privados, foi-lhe possível escrever uma obra histórica em que se apresenta como «testemunha de vista», procurando ser verídico na sua narração e introduzindo nesta uma cor local que o impõe como um dos maiores visualistas da nossa literatura.

Sente-se em Gaspar Correia o desejo de se manter fiel à verdade dos factos, elogiando as acções valorosas, mas criticando também os desvios da administração. Por vezes, a sua pena reveste-se de tons dramáticos, como na descrição da morte de Albuquerque, a que esteve presente.

A obra de Gaspar Correia é considerada por muitos autores como a mais valiosa da nossa historiografia ultramarina e, se nem sempre aparece citada ao lado dos livros de Barros e Castanheda, isso deve-se ao facto de as Lendas da Índia terem ficado inéditas até aos meados do século XIX.



Fonte: texto de Veríssimo Serrão (Santarém, Portugal,1925), historiador português.

Imagem: Fortaleza de Diu. Construída pelos portugueses em 1535, é considerada pelos estudiosos da arquitectura militar como a mais importante estrutura defensiva erguida no Estado Português da Índia.



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...