quinta-feira, 31 de março de 2016

OS VENCIDOS DA VIDA







Os Vencidos da Vida: Grupo literário de intelectuais que, entre 1887 e 1893, se reunia ora no Hotel Bragança ora no Café Tavares, em Lisboa, para jantar e discutir os problemas do País.

O grupo congregava os membros mais destacados da chamada “Geração de 70”, entre os quais Oliveira Martins, (autor da denominação do grupo).

Foi Carlos Lobo de Ávila, director do jornal “O Tempo”, quem propagou estes encontros que imprimiram ao grupo o diletantismo elegante que se repercutiu de forma hostil fora dos bastidores, sobretudo através de outros homens de letras, em que se incluíam Fialho de Almeida e Pinheiro Chagas.

Abel Botelho escreveu, inclusivamente, uma peça de teatro que tinha por título “Os Vencidos da Vida” (1892), que não foi levada à cena dado o seu carácter de violência satírica pessoal.

O grupo “Os Vencidos da Vida” foi um exemplo de convivência e tolerância recíproca num meio cultural dominado pela polémica



Comentário de Fialho de Almeida sobre o grupo “Os Vencidos da Vida”:
“Dúzia e meia de ratões que, quando juntos, o que pretendem é jantar; depois de jantar, o que intentam é digerir; e digestão finda, se alguma coisa ao longe miram, tanto pode ser um ideal, como um water-closet.”



Fonte: Literatura Portuguesa
Imagem: fotografia do grupo “Os Vencidos da Vida”:

Em pé: Conde de Sabugosa, Carlos de Lima Mayer, Carlos Lobo d´Ávila, Oliveiras Martins, Luís de Soveral, Guerra Junqueiro e Conde Arnoso.

Sentados: Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Conde de Ficalho e António Cândido. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...