sábado, 26 de março de 2016

MIGUEL BOMBARDA – Médico e Escritor






Miguel Bombarda (Rio de Janeiro, Brasil, 1851 – Lisboa, Portugal, 1910).

Professor, médico e escritor foi ainda um dos precursores da primeira República.
Empenhou-se, sobretudo, na reforma do ensino, criação de laboratórios e na construção da nova “Escola Médico-Cirúrgica”.

Apaixonado pela psiquiatria, adquiriu uma reputação de sábio alienista que o tornou respeitável tanto no país como no estrangeiro. Foi ainda o principal fundador da “Liga Nacional contra a Tuberculose” e, através do seu prestígio, tornou possível a realização em Portugal (1906) do XV Congresso Internacional de Medicina.

Além da sua notável obra de modernização e humanização da assistência no Hospital de Rilhafoles, Miguel Bombarda, foi Presidente da “Sociedade de Ciências Médicas”, professor de Fisiologia e de Histologia, fundador e director, desde 1882, do semanário “Medicina Contemporânea”, autor de centenas de artigos científicos e de 20 livros.

É inquestionavelmente considerado pelos historiadores como o médico mais prestigiado pelos seus pares e o mais famoso entre a população, em Portugal, na sua época, inaugurando a figura do médico com forte visibilidade pública, social e política, que teve vários continuadores, em especial na primeira metade do século XX.

Estranhamente, ou talvez não, a incontornável figura de Miguel Bombarda tem sido lamentavelmente esquecida nos últimos anos, por alguns ditos historiadores e médicos, ao mesmo tempo que o “seu” Hospital era encerrado e se anunciava o propósito de destruir património e de construir no local diversos enormes edifícios …

Foi assassinado no seu gabinete do Hospital Rilhafoles, por um doente mental.

 


Fontes: “Dicionário Literatura Portuguesa” e “Arte Outsider, Arte de Doentes e Neurociências.” (excertos e adaptação).

Imagem: retrato a óleo sobre tela do Professor Miguel Bombarda, de 1911, da autoria de Veloso Salgado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...