segunda-feira, 7 de março de 2016

LIVROS DE HORAS





LIVROS DE HORAS


Manuais ou pequenos livros de piedade, muito difundidos na Idade Média. 

De início constavam de: calendário litúrgico, ofício menor ou «horas» de Nossa Senhora, sete salmos penitenciais, ladainhas dos santos, comemoração de defuntos e ofício de defuntos. Mais tarde acrescentaram-lhe passagens dos Evangelhos, etc., convertendo-se, no século XVI, de manual de oração individual e familiar em meros devocionários. 

Os primeiros Livros de Horas eram escritos em latim, passando depois a bilingues ou trilingues e, finalmente, a línguas vernáculas.

Há Livros de Horas cuja ornamentação é obra de grandes artistas, Nacional de Paris, Museu Conde (Chantilly), etc. 

Em Portugal, onde tiveram também muita difusão, o mais antigo é de fins do século XVI, e encontra-se na Biblioteca Nacional de Lisboa. Sendo exemplo da quantidade de Livros de Horas que circularam no nosso país, alguns deles ricamente iluminados, os cem que D. Manuel I enviou ao Preste João das Indias.

Entre os Livros de Horas mais artísticos e mais ricos de iluminuras, revelam-se os de D. Duarte, D. Manuel e infante D.Fernando. Na sua maioria, os Livros de Horas conhecidos, encontram-se nas Bibliotecas de Évora, nas Universidades de Coimbra e Lisboa, nesta última, na secção de iluminados. Embora os haja também na Torre do Tombo, Museu Nacional de Arte Antiga, Biblioteca de Braga e convento de Mafra. 

São quase todos de proveniência estrangeira, primordialmente italianos, como é o caso do D.Duarte, considerado o mais rico dos Livros de Horas existentes em Portugal; o de D.Fernando, iluminado por Spinelli; o da rainha D.Leonor e o de D.Manuel, estes quatro considerados os mais famosos entre todos.

O Livro de Horas de D.Manuel considerado o melhor no género que existe em Portugal, foi começado a ilustrar em 1517 e ficou concluído em 1538, nele tendo trabalhado, entre outros, António de Holanda e Simão Bening (Museu Nacional de Arte Antiga).  



Fonte: Dicionário da Literatura Portuguesa


*******

Imagem: Livro de Horas de D.Manuel.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...