domingo, 13 de março de 2016

O COLISEU






O Coliseu
O MPERADOR ROMANO VESPASIANO mandou erguer este vasto anfiteatro como um grandioso gesto cívico para satisfazer o crescente apetite por espectaculares exibições de violência.
O Coliseu (70-82 d.C.) de Roma passou a ser um símbolo do poder e organização do Império Romano, onde eram realizados jogos cada vez mais elaborados, com combatentes, vítimas animais importados de todo o império. 

Num só espectáculo, chegavam a ser chacinados cinco mil pares de gladiadores e cinco mil animais, diante de cinquenta mil espectadores.
A popularidade dos imperadores era avaliada pelo êxito dos seus jogos, que continuaram até que o império em declínio deixou de ter os meios para os organizar.

O rápido programa de construção do Coliseu pôs à prova a capacidade de organização e o engenho dos construtores, que utilizaram o trabalho por turnos, o prefabricado, a construção em módulos, complicada maquinaria e uma equipa altamente especializada em métodos não muito longe dos que encontramos em projectos do século XX.



Fonte: Arquitectura, de Neil Stevenson

Imagem: Coliseu de Roma

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...