quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DOROTHEA LANGE - Fotógrafa





Dorothea Lange (Hoboken, Nova Jersey, EUA,1895 – São Francisco, Califórnia, 1965).

Foi uma influente fotógrafa documental e fotojornalista norte-americana conhecida pelos seus retratos da Grande Depressão para a “Farm Security Administration” (FSA). As suas imagens ajudaram a humanizar as consequências da Crise de 1929 e influenciaram o desenvolvimento da fotografia documental.

As imagens que fez dos desabrigados chamaram a atenção de outros fotógrafos, o que a levou a trabalhar na “Farm Security Administration” (FSA), uma instituição criada com o objetivo de combater a pobreza rural, uma das principais consequências da Grande Depressão. 

De 1935 a 1939, Lange retratou para a FSA o sofrimento dos pobres e esquecidos, especialmente das famílias rurais deslocadas e dos trabalhadores imigrantes. 

As suas imagens eram distribuídas gratuitamente a jornais de todo o país, tornando-se fortemente representativas da época. A fotografia mais conhecida deste período é “Migrant Mother”, um dos mais icônicos registos da história da fotografia, que retrata uma imigrante chamada Florence Owens Thompson com três de seus sete filhos. 

Registou a evacuação forçada de japoneses americanos para campos de realojamento após o ataque a Pearl Harbor. Para muitos, as imagens das crianças nipo-americanas jurando lealdade à bandeira antes de serem enviadas para esses campos são uma assustadora lembrança de uma antiga política: deter pessoas que não cometeram crimes, e sem lhes oferecer qualquer apoio. 

As fotografias desse episódio, em especial do campo de Manzanar, foram tão obviamente críticas que o exército as confiscou. Hoje elas estão disponíveis na divisão de fotografias do site do arquivo nacional do país e na “Biblioteca Bancroft” da Universidade da Califórnia.

Nas últimas décadas de sua vida, Lange sofreu de diversos problemas de saúde. Em 2006, foi baptizada uma escola em sua honra em Nipomo, na Califórnia, perto do local onde foi feita a fotografia “Migrant Mother”.



in “Centro de Fotografia ESPM”   (excertos)                           




"Migrant Mother", 1936 





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...