terça-feira, 8 de novembro de 2016

TEMPLO DO CÉU – Pequim - China





TEMPLO DO CÉU 


Um propósito fundamental da arquitectura sacra é criar um reino que sirva de medianeiro entre a humanidade e Deus. 

Comum a todos os povos é a relação cultural entre a fertilidade e a mortalidade e, instintivamente, a expressão dessa relação está ligada à do dia com a noite, o movimento cíclico do Sol, e à mudança das estações. A calibragem destes ciclos, através da observação do Sol e das estrelas, produz frequentemente uma geometria sacra utilizada como princípio determinante na disposição dos edifícios religiosos. 

Na arquitectura chinesa, isto alarga-se à completa harmonização dum edífico com o seu local. 

A entrada e a zona de acesso são determinadas através da antiga arte de Feng Shui, que diz respeito à influência espiritual das características ambientais, como as montanhas e os rios. 

O Templo do Céu, em Pequim, na China, com origem em 1420 e reconstruído em 1530 e 1889, é o ponto fulcral duma cerimónia que confirma o poder temporal do imperador e a sua autoridade para intervir junto dos deuses em busca de redenção, orientação futura e colheitas abundantes. 

A estrutura do templo, a plataforma elevada, a sua relação com os edifícios dentro do recinto sagrado e a sua posição dentro da cidade são todas determinadas holisticamente na tentativa de ficar em harmonia com as forças divinas e naturais.




In “Arquitectura” de Neil Stevenson


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...