sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PRESENTES DA MARÉ VAZANTE




PRESENTES DA MARÉ VAZANTE

No Japão, coleccionar conchas marinhas e decorá-las com poemas é um passatempo elegante que data de tempos antigos. 

Shiohi no tsuto (Presentes da maré vazante, popularmente conhecido em inglês como O livro da concha), é um livro ilustrado de xilogravuras multicoloridas de Kitagawa Utamaro (por volta de 1753-1806). 

Estes ehon (livros ilustrados) fazem parte de uma longa tradição com o belo trabalho de colaboração de artistas, calígrafos, escritores, papeleiros, cortadores de bloco e impressores. 

Esta gravura, publicada por volta de 1789 por Tsutaya Juzaburo, possui 36 kyōka (poemas japoneses satíricos e engraçados de 31 sílabas) de diversos poetas que ilustram as 36 conchas. 

O livro começa com uma cena deshiohigari, (cavar molusco), seguida por seis páginas de desenhos elaborados de conchas com o Kyoka e conclui com uma cena do jogo de correspondência de concha. Em algumas páginas foram aplicados pó de metal, pó de conchas e madrepérola para transmitir brilho ou reflexo de luz. A textura melhorada foi conseguida pressionando-se pedra esculpida contra o papel sem tinta (relevo cego).



Fonte: Biblioteca Digital Mundial
Imagem: Gravura, publicada por volta de 1789 por Tsutaya Juzaburo, possui 36 kyōka (poemas japoneses satíricos).

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...