segunda-feira, 26 de junho de 2017

FERNANDO LIMA - Bailarino

 
 
 
FERNANDO LIMA
(Lisboa, Portugal, 1928 –2005)

Bailarino e coreógrafo

Fernando Lima foi o primeiro português a impor-se como bailarino clássico no país. Com Águeda Sena e a italiana Anna Mascolo – todos saídos do Círculo de Iniciação Coreográfica – formou o trio de bailarinos mais conhecidos da sua época, tendo com a primeira formado uma parceria única na vida e no palco e fundado até duas companhias de dança – O Ballet Concerto e os Ballets de Lisboa.
Depois de uns anos de experiências artísticas no estrangeiro, dedicou-se à coreografia, tendo viajado pelo mundo com uma pequena companhia na “linha” do Verde Gaio.
O trabalho de ambos no Teatro de Revista foi particularmente relevante e deixou seguidores. Coreografou muito para o ecrã e, desde o seu início em Portugal, foi, sem dúvida, o coreógrafo do seu tempo que mais trabalhos fez para a RTP.
Em 1961 assumiu a direcção dos Bailados Portugueses Verde Gaio, com a sua mestra, Margarida de Abreu, tendo ambos leccionado e coreografado durante alguns anos até quase à extinção do grupo em 1983.
 

in “Revista da Dança”

Imagem: Grupo de Dança Fernando Lima – Coreografia "Água", do espectáculo "Os 4 elementos".


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...