sábado, 3 de junho de 2017

TEATRO LA SCALA - Milão

 



TEATRO LA SCALA

Teatro de ópera construído depois do incêndio do Teatro Ducal, no lugar onde se encontrava a antiga Igreja de Santa Maria alla Scala, do século XIV. É um dos teatros de ópera mais importantes do mundo, centro da actividade operística italiana e europeia nos séculos IX e XX.
O edifício, obra de Giuseppe Piermarini di Foligno, foi inaugurado a 3 de Agosto de 1778 com uma representação de L´Europa riconosciuta, de Salieri. Mantém a sua fachada originária, na qual figura uma representação do carro de Apolo.
O La Scala foi um centro público relacionado com o movimento nacionalista italiano do Risorgimento, e nele se apresentaram numerosas estreias de óperas de Verdi (que iniciou a sua carreira neste coliseu), Bellini, Rossini (32 das 52 óperas representadas entre 1823 e 1825 eram suas, Puccini e outros grandes compositores italianos.
Em finais do século XIX, abriu a sua programação aos compositores estrangeiros sob a direcção de Toscanini, que apresentou Wagner. Posteriormente, destaca-se a época esplendorosa de Maria Callas.
A direcção orquestral esteve sempre nas mãos de grandes figuras, entre as quais Mitropoulos.
 

in “Auditorium”

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...